OS CULPADOS PASSIVOS E ATIVOS, MAS EM SUMA TODOS SÃO CULPADOS DO MESMO CRIME!

Declaro para quem possa interessar que o que está escrito, e reflexo unicamente da minha opinião, está escrito e deve ser atribuído somente ao meu CPF, que quer dizer que nenhuma instituição ou coletivo que eu possa representar ou represente compartilha ou tem a mesma opinião. 


Eu já falei isso anteriormente, mas volto a dizer e a repetir o que venho falando a algumas décadas, para além do "racismo religioso" que é um tentáculo poderoso do racismo estrutural - essa luta bate diretamente naqueles que não tem "compromisso" com o combate ao racismo, mas usam de "falas" (meros discursos) para mover a população negra, em especial os povos tradicionais de matriz africana - a serem simples "curral eleitoral", são verdades que precisam ser ditas, verdades que eles não dizem e não querem que você saiba - afinal temos que compreender um ponto nesse modo operante - o conhecimento aliado a conscientização política forma uma mente crítica e nesse sentido, imagine vocês se fomos um povo crítico o que será da classe política? 

Mas para iniciar minha explanação, preciso admitir alguns pontos importantíssimos: 

  1. não tenho compromisso partidário com nenhum partido político, tb afirmo e esclareço a quem possa interessar que não carrego, não defendo e não comungo da mesma ideologia que esses partidos políticos (nenhum deles, seja ele quem for); 
  2. dito isso, tb esclareço que não me agrada fazer esse (entre outros apontamentos), afinal em eu votei nesse governo em 2022, assim como votei tb em 2002 (e nos anos seguintes); mas não sou, e não me admito ser "cego" por ele; 
  3. como não tenho a cegueira ideológica partidária, e nem tenho a responsabilidade de carregar estatuto partidário (lealdade partidária), mas tenho total e absoluto compromisso com o meu povo, e com os meus iguais, e com a minha ideologia (pan-africanista), me vejo no dever de seguir sendo leal as minhas convicções, e uma delas é com a consciência política e senso crítico seja de que governo for, inclusive daquele que eu votei e estimulei os meus a votar também. 

Tendo esses três pontos bem esclarecidos, dou aqui sequência a minha linha de raciocínio; faz necessário mencionar aqui que para combater ou minimamente aliviar a estupidez humana, é fundamental que se tenha amplo trabalho de divulgação, para isso no primeiro governo Lula (me refiro em 2002), através de uma luta árdua do movimento negro e dos povos tradicionais de matriz africana - em 9 de janeiro de 2003 foi promulgada (assinado) a Lei 10639/2003 que prevê o que exatamente: 


• Combater o racismo
• Descolonizar o ensino de história
• Inserir perspectivas diferentes que reflitam a diversidade do povo brasileiro
• Romper com a "história única"
• Ressignificar conteúdos, termos e conceitos
• Inserir na história do Brasil a história da população negra 

Esses são os objetivos da lei 10639/2003, lei essa assinada pelo atual presidente da república Sr. Luiz Inácio Lula da Silva. 

Entretanto, hoje vinte e um anos depois da assinatura da lei, segundo o levantamento feito pela Geledés Instituto da Mulher Negra e pelo Instituto Alana; mais de 70% dos municípios não aplicam a lei que determina o ensino da história afro-brasileira. Mas porque? 

Os motivos parecem complexos, mas são simples, e aí está o x da questão: primeiro o cristianismo através de suas duas vertentes "neopentecostal e pentecostal" tomaram o poder político, e fazem disso ferramenta de opressão e manipulação, fora claro promovem claramente o fortalecimento do enriquecimento de suas igrejas - como se isso não fosse suficiente, eles repetem os passos da sua base, e me refiro exatamente ao "cristianismo" em si, que sempre se usou historicamente da força, articulação política para perseguirem, matarem, assassinarem, e marginalizar qualquer cultura que não compactua e nem tem a mesma visão de mundo deles, isso não sou eu que diz, basta estudarem a "história da humanidade" e nela vão ver claramente, as mãos sujas do cristianismo; neste aspecto central informo que quando falamos em Santa Inquisição, não é apenas a genocídio cometido pela igreja católica, mas na idade média tb houve a Santa Inquisição promovida pelos Protestantismo; do qual tb promoveram o mesmo extermínio. 




Observação: o Protestante é a nomenclatura verdadeira do evangélico, logo quando falamos de neopentecostal e pentecostal, estamos falando do protestante. 

Basta estudar e minha fonte de estudo para tal afirmação sobre "protestante" está no século XVI - Reforma Protestante, Martinho Luthero entre outros reformistas da época. 

Voltando ao centro da minha reflexão, o protestante tem as mãos tão "sujas de sangue" quanto o catolicismo, afinal ambos emergem da mesma cultura de opressão e violência quê é o cristianismo. Por serem assim, o mesmo presidente da república que assinou a lei 10639, não conseguiu na época (ou não quis) enfrentar a bancada evangélica que já era naquele tempo "raivosa" e poderia custar a ele, base eleitoral, contra partida nenhum partido político da pseudo esquerda também quis esse enfrentamento como os cães raivosos. 

Mas a lei foi assinada, porém foi apenas uma lei para inglês vê, como diz o ditado popular, uma lei que hoje serve apenas para o discurso eleitoral, ou para o discurso da ministra da igualdade racial Anielle Franco em rede nacional, no dia 20 de novembro, será que esse ano ela vai novamente falar da lei? 

Afinal minha afirmação em dizer que é uma lei para inglês vê se fundamenta nos dados levantados pelo Instituto Geledés, que apontam que mais de 70% dos municípios brasileiros, não aplicam a lei, isso mais de vinte anos depois, e lembramos que estamos no terceiro mandato Lula, e nesse terceiro mandato me pergunto, cadê...

Os ministérios da: 

  • Educação;
  • Igualdade Racial;
  • Fundação Palmares;
  • Cultura; 
  • Direitos humanos e cidadania; 

Todos dormindo, ou focados em outras construções que não tem o combate ao racismo religioso e a educação antirracista como centralidade? 

Pois uma coisa é fato, se a lei estivesse sendo implementada assim como a lei Joca está sendo, entre outras tantas, hoje em pleno século XXI não teríamos o Sheila Borges estúpido, ignorante e racista, é assim como ela, não teríamos um deputado distrital como Daniel Castro (pastor) que fez um vídeo nas redes sociais, contra uma professora que aplica a lei 10639 em sala de aula em Brasília. 

Para finalizar, antes mesmo de atribuí a está senhora o crime da "estupidez e ignorância" crimes esse são morais e não estão previstos em nenhum artigo do código penal - saliento que o hoje o Brasil tem mais igrejas do que escolas e hospitais - parece até preconceituoso falar isso, todavia esse é mais um fato, constatado pelo IBGE e não por mim pessoa física - quando vamos analisar sobre esse prisma significa que a "fé" se transformou em grande balcão de negócios onde abrir igrejas vale mais apena do que ter uma empresa privada, isso porque a "religião" historicamente serve como ferramenta de manipulação psicológica, formando assim pessoas em seres alienados e completamente distantes de realidade, quase que seres humanos que deviam ser fontes de estudos da NASA. Outro ponto é esses "seres" alinhados a uma agenda política de extrema-direita e agora chegamos a cereja 🍒 deste bolo, que espectro político tem avançado no Brasil nos últimos anos? 

Permita-me traduzir, em outras palavras quero dizer o seguinte, em país onde mais de 70% da população é analfabeta funcional, onde esses mesmos são privados de boa educação, então não se tem muito, ou pouco conhecimento sobre outras culturas, etnias, hábitos, costumes e cosmovisão de mundo, evidentemente que viram "presas" fáceis aos maus caráter que enriquecem sem nenhum questionamento, e enriquecem usando a boa fé das pessoas, esses indivíduos e essas agremiações religiosas não são questionadas pelos estúpidos e ignorantes como essa Sheila Borges. 

Uma vez que em visão mais abrangente coloco ela como vítima da ignorância e da estupidez, é importante mencionar que sim, ela também comete crime afinal, dizer que o candomblé cultua o "demônio" e o mesmo argumento usado, para para fazer "terrorismo religioso" na sociedade, a mesma estratégia usada pelas igrejas, onde afirmo que sem "Exu" esses igrejas estariam vazias e sem ele, os líderes destas estariam pobres, miseráveis afinal eles usam Exu e Pombagira para se enriquecerem, esse riqueza está longe, bem longe de ser dada por Deus. Ou se for, ele mesmo deve dizer se todo ser humano (é construído a sua imagem e semelhança), e se todo ser humano é filho dele, porque um filho goza da riqueza plena e outro na mesma igreja, seguindo a mesma fé e os mesmos dogmas goza da miséria? Entende isso. Entendi que em país onde mais da metade é analfabeta funcional, esse questionamento lógico não é feito, e todos que fizerem são ditos como infiéis ou descrente da palavra de Deus. Mas sim, sim intolerância religiosa é o crime que a Sheila Borges comete, quanto a isso não tenho dúvidas, mas nesse país se confunde liberdade de expressão e opinião com ofensas, então é capaz sim dela ser absolvida infelizmente (caso seja processada). 

Mas não podemos fugir da realidade e deixar de dizer; que esse governo também é um governo descompromissado com o combate ao racismo religioso, não digo isso por "achismo" ou revanchismo (já que não se trata de nenhum ou outro) digo isso fundamentado em evidências concretas, o que esse governo através dos ministérios da educação, igualdade racial, fundação palmares e direitos humanos e cidadania está efetivamente fazendo em prol a implementação eficaz e sólida da lei 10639? Pergunto, pesquiso e não encontro respostas, alguém tem para me dar? Lembro que esse mesmo governo, foi o mesmo presidente que enquanto candidato em 2022, escreveu uma carta direcionada aos cristãos - entretanto me pergunto onde ficou/fica a cláusula pétrea na constituição federal de 1988 - que garante a Laicidade do Estado Democrático de Direito, foi rasgada? Quem rasgou? 

Esse é governo que segundo a reportagem do UOL, realizada no dia 10/11/2024 - matéria que foi publicada pelo "Estadão" no mesmo dia e republicada pela UOL com o título: 

"Lula tenta investida para se aproximar de evangélicos e entrega de ministério entra no radar" 

Na explanação da matéria diz o seguinte: 

...na lista de nomes avaliados no Planalto para ocupar uma vaga no primeiro escalão estão a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ)...

Na mesma matéria, diz que a população evangélica representa 30% da população

Sobre outro prisma, me lembro do ministério da pesca, com Marcelo Crivella; neste sentido a ótica não mudou em nada, dar, abaixar e fortalecer a classe da sociedade que mais oprime os povos tradicionais de matriz africana, a mesma classe que se opõe ferozmente a cultura africana, a mesma classe que investe alto na promoção de desinformação contra os povos tradicionais de matriz africana e contra a cultura africana, o mesma classe que nunca perdeu (nem foi questionado) pelo ministério público em sua concessão pública de rádio e TV que usa como ferramenta institucional de perseguição ao povo tradicional de matriz africana, o mesmo governo até hoje não se opôs a plena implantação da UFP (universal nas forças armadas) - onde a igreja Universal do Reino de Deus doutrina as força bélica do estado, os mesmos que encamparam uma "guerra santa" contra os povos tradicionais de matriz africana desde da década de noventa. 

Por tudo isso e digo sem medo, estamos diante de governo que atua na mesma lógica escravagista, que usa as pautas raciais para um único fim, o fim eleitoral. 

Logo e tão réu quanto Sheila Borges. 

Reafirmo, para quem possa interessar que o que está escrito, e reflexo unicamente da minha opinião, está escrito e deve ser atribuído somente ao meu CPF, que quer dizer que nenhuma instituição ou coletivo que eu possa representar ou represente compartilha ou tem a mesma opinião. 

Imagino que uma das criticas que esse artigo vai receber é, "nossa esse tipo de opinião em nada agrega diante da política" pois é, eu sei bem que não, sei porque por incrível que pareça, tenho doutorado em Ciências Politicas, sendo posso afirmar que essa critica esta certa, e posso afirmar que não tenho nenhuma intenção de agregar com esse tipo de política posta, quero sim, dar consciência política meu povo, quero sim contribuir para que os meus possam "votar" com certeza que não existe um salvador, não existe político artista e que não somos um fã clube de políticos, sejam eles quem for. Mas queremos exercer de fato e verdade uma "democracia" onde temos direito de cobrar os que votamos, sem ficar de joelhos pela políticas publicas feitas, sem ficarmos reféns do que é obrigação deles fazer, eu nunca vi alguém ser refém da direita pela construção da USP, vocês já viram? 


Ronaldo Arruda 
Historiador, Dr. em Ciências Políticas, Teólogo e Bacharel em Assistência Social, coordenador nacional do MDA - Movimento Pan-africanista Africano. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ERA PARA SER, MAS TUDO CONTINUA A MESMA COISA!

“Militarismo, milícias e conexões entre extrema-direita é religião”